Grupo Cibertrans inicia ciclo de estudos sobre pós-humanismo

O Grupo de Estudos Transdisciplinares do Ciberespaço – Cibertrans é um coletivo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que estudam o ciberespaço de forma aberta e criativa, explorando as dimensões e implicações filosóficas, antropológicas, ecológicas, comunicacionais, educativas e socioculturais das tecnologias digitais de comunicação e fazendo dialogar diversos olhares sobre a cibercultura.

Os dias de estudo serão dedicados a discussão de questões relacionadas ao Pós-humanismo, estudando as implicações do homem com as tecnologias digitais de comunicação; as questões concernentes à Inteligência coletiva, investigando as sociabilidades e as formas de cognição conectiva que emergem das redes promovidas pelas tecnologias digitais de comunicação; e as relações entre Ciberespaço e comunicação, pesquisando como as tecnologias digitais de comunicação estão reconfigurando as atividades de comunicação.

Os dias de estudos terão dois momentos: um presencial e outro virtual. Os encontros serão quinzenais.

Objetivo: Ler, discutir e sistematizar textos que discorram sobre o Ciberespaço, o Pós-humanismo, a Comunicação e a Mídia, a Inteligência Coletiva.

Programação

25. 08. 2012 – A história do diabo – Vilém Flusser (Artigo) – Baixe A História do Diabo – Vilém Flusser

22.09.2012 – Jamais fomos modernos – Bruno Latour (Livro Inteiro)

27.10.2012 – Nomadismos tecnológicos – Giselle Beiguelman e Jorge La Ferla (Org.)

24.11.2012 – Antropologia do Ciborgue – Donna Haraway, Hari Kunzru, Tomaz Tadeu da Silva (Org.) – Capítulos: 1 a 4 (Nós, ciborgues: o corpo elétrico e a dissolução do humano; “Você é um ciborgue”: um encontro com Donna Haraway; Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo socialista no final do século XX; Genealogia do Ciborgue).

15.12.2012 – Encerramento dos Dias de Estudo. Texto sugerido: Reassembling the social: An introduction to Actor-Network-Theory – Bruno Latour.

Possíveis textos para o primeiro semestre do ano que vem

• Interlab: Labirintos do pensamento contemporâneo – Lúcia Leão (Org.) – Artigos: Cultura tecnológica e o corpo biocibernético (Lúcia Santaella); Fora do corpo (Priscila Farias e Luciane Cantoni); O deserto das paixões e alma tecnológica (Diana Domingues); Quão “reais” os signos podem se tornar? (Floyd Merrel); Dinâmica e Cognição (Timoty van Gelder)

• A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiqüidade – Lúcia Santaella – Introdução (Ecologia: uma metáfora eficaz; Conectividade, mobilidade, ubiquidade) Capítulos: 1, 3 4 e 7 (Pós-humano, pós-humanismo e anti-humanismo: discriminações; Ciberespaço: entre o tudo e o nada; Hibridismo: um conceito em expansão; Mídias locativas: a internet móvel de lugares e coisas)

• Políticas da natureza – Bruno Latour – Capítulos: 1, 2 , 5 e Conclusão

• Cibercultura – André Lemos – Capítulos: 2, 3 e 4 (As estruturas antropológicas do ciberespaço; Realidade virtual; Corpo e tecnologia)

•Gadget. Você não é um aplicativo – Jaron Lanier (Livro Inteiro)

• Tramas da rede – Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação – André Parente (Org.) – Parte 1: A filosofia da rede, Artigos: “A filosofia da rede” – Pierre Musso. “Redes que a razão desconhece” – Bruno Latour e Èmile Hermandt; “Por uma nova abordagem da ciência, da inovação e do mercado: o papel das redes sociotécnicas” – Michel Callon; “A rede: uma figura empírica da ontologia do presente” – Virgínia Kastrup; “Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade” – André Parente.

Horário: Sábados, das 9h às 12h.
Local: Estácio Fatern ou UNP

OBS: No dia 25 próximo, o estudo acontecerá na Estácio Fatern

Anúncios
Esse post foi publicado em Ciberespaço, Cibertrans, Estácio e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s