Cultura Tecnológica e o Corpo Biocibernético – de Lúcia Santaella

Seguindo nossas sugestões de leitura para o próximo dia de estudos (dia 22), segue abaixo um texto de Lúcia Santaella, pesquisadora de Comunicação da PUC-SP que, mesmo sem citar Bruno Latour introduz de forma bem instigante a questão da hibridação do ponto de vista da evolução do humano ligando-a à ideia de pós-humanismo.

Lembrando que o livro escolhido para o estudo foi o “Jamais Fomos Modernos” (para baixar clique> LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos).

Cultura Tecnológica e o Corpo Biocibernético – Lúcia Santaella

O título deste trabalho, embora à primeira vista estranho, não é tão original quanto parece. Felizmente, pois uma completa originalidade depõe contra o pensamento, cuja principal característica é a de ser geral, coletivo, transcendendo as fronteiras de um indivíduo particular. Esse princípio se aplica também e principalmente a pensamentos em estado nascente. O nascimento de novas idéias é um processo que brota no território impreciso das conjecturas, sem limites definidos. São relâmpagos de intuições que emergem de modo vago e ainda informe em várias cabeças ao mesmo tempo. Num dado momento, as conjecturas começam a se juntar em definições mais precisas, permitindo uma melhor visibilidade e legibilidade da idéia. A partir disso, a idéia se dissemina incorporando-se com maior ou menor lentidão no domínio público. Uma trajetória desse tipo parece estar sendo seguida pelo pensamento sobre o corpo neste final de século.

Para o trabalho completo clique aqui: Cultura Tecnológica e o Corpo Biocibernético

Anúncios
Esse post foi publicado em Ciberespaço, Cibertrans e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s